Uma menina de 7 anos de idade foi internada na tarde desta segunda-feira (26), em Birigui (SP), após cair da sacada de um apartamento localizado no terceiro andar de um prédio no bairro Patrimônio Silvares. A mãe da menina poderá ser indiciada por abandono de incapaz, já que a vítima estaria sozinha em casa.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, por volta das 14h30 a Polícia Militar foi chamada no pronto-socorro municipal, onde havia uma criança com ferimentos provocados em queda acidental.
Em contato com a equipe médica, os policiais foram informados que a menina sofreu fratura de colo do fêmur; fratura de ísquio; pneumotórax; e pneumoperitônio. Devido à gravidade do caso, ela poderia ser encaminhada para atendimento médico-ambulatorial especializado na Santa Casa de Araçatuba.
Sozinha
Ainda de acordo com o que foi relatado à polícia, a equipe da assistência social do pronto-socorro de Birigui telefonou para o Conselho Tutelar, comunicou o caso, mas a conselheira que atendeu não compareceu no hospital.
A mãe da menina teria chegado à unidade de saúde junto com os policiais militares, mas não estava com a documentação pessoal dela e da criança. Os policiais pediram para acompanhá-la até o apartamento dela para buscar os documentos.
Queda
Os policiais foram recepcionados pela zeladora do condomínio e durante vistoria no interior do apartamento, não encontraram sinais de violência. Porém, foi constatado que na sacada havia uma mesinha infantil junto ao parapeito.
A polícia foi informada que após a queda quem atendeu a menina foi a zeladora, que acionou o resgate do Corpo de Bombeiros ao ver a criança sentada e chorando no local da queda. De acordo com a polícia, a zeladora disse que perguntou à menina o que havia acontecido e ela contou que havia caído do apartamento.
Investigação
A ocorrência foi apresentada na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e o delegado Ícaro Oliveira Borges considerou que, ao que tudo indica, a menina estava sozinha em casa, o que pode configurar abandono de incapaz. “Segundo se pode notar, o fato somente ocorreu porque estava abandonada em sua residência, além do mais, foi dito que não tinha rede de proteção na sacada do terceiro andar”, consta no registro policial.
Ao ser informado que as lesões sofridas pela criança são graves, ele determinou a expedição de requisição para a vítima passar por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) quando possível.
Um inquérito será instaurado para apurar possível crime de abandono de incapaz qualificado, devido à vítima ser filha da investigada. Esse crime, em caso de condenação por ter resultado em lesão grave, tem pena de 1 a 5 anos de prisão.
Como não houve flagrante, a mãe da menina deverá ser chamada para prestar declarações posteriormente. O local da queda da criança seria periciado.