Redação c/ PMA -24/09/2021 11:26
O fato raro ocorreu por volta de 22h35 desta quinta-feira, no km 188 da Rodovia da Integração [SP-563], na área de atuação da Indústria Citroplast, em Andradina. A onça pintada, um macho adulto, morreu após ser atropelada por um caminhão quando cruzava a rodovia. O veículo também sofreu avaria no radiador com a colisão.
Além do motorista outros usuários da via foram atraídos pelo acidente, em especial o porte do animal que, aparentemente, é considerado raro nessa região. Entretanto, há relatos da aparição da espécie em áreas ribeirinhas e reservas com matas.
Segundo consta, apenas onças pardas habitam esse recanto do Estado, como é o caso do Parque Estadual do Aguapei – distante mais de 20 km do local do acidente -, contudo, acredita-se que a pintada, comum em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, possa estar retornando à essa região, haja vista serem espécies nativas quando do desbravamento local.
O animal foi conduzido à sede do 2º Pelotão Ambiental e posteriormente encaminhado à Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp em Araçatuba para ser avaliado e pesquisado
Perfil da Espécie
A onça-pintada (português brasileiro) ou jaguar (português europeu) (nome científico: Panthera onca), também conhecida como onça-preta (no caso dos indivíduos melânicos), é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) encontrada nas Américas.
É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo).
Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona.
É encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e geralmente não ocorre acima dos 1,2 mil m de altitude. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.