Os tutores de cães, específicos em participação do 1º Mutirão de Castração e Chipagem de Cães deverão procurar o Departamento de Causa Animal, presencialmente na sua Guiomar Soares de Andrade, ao lado do Horto Educacional “Hermenegildo Gildão de Oliveira”, ou ainda pelo Fone/Whats 18-99608-3918. O agendamento acontece por ordem de contato.
A expectativa é de que, no primeiro mutirão, no dia 26 de abril, sejam realizadas aproximadamente 50 castrações. A ação está sendo possível graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal com o Curso de Medicina Veterinária da Fundação Educacional de Andradina. Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Mazotti, a estratégia é usar da disposição da Fundação, e o excelente serviço dos alunos de medicina veterinária, para realizar mutirões de castração de cães.
"A grande novidade é a inserção de microchip em cães, com o objetivo de facilitar a identificação desses animais, além de manter um cadastro completo com as informações pertinentes sobre os animais. Com esse chip, todo animal cadastrado terá informações sobre vacina, propriedade e até o mesmo endereço", explicou Mazotti.
O plano é zerar a fila por castrações de cães na cidade, um exemplo do que vem sendo feito com sucesso com gatos. Para se tratar de cirurgias mais complexas, principalmente em relação às fêmeas, a parceria com a Fundação é fundamental para o sucesso da iniciativa com cães. Desde janeiro já foram castrados 140 cães pelo município, agora esse trabalho ganha um importante reforço com os mutirões.