18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Cidade

No Mês das Mulheres Saúde e RAPAC conscientizaram sobre o câncer feminino

Publicada em 01/04/25 às 13:19h - 21 visualizações

por Comunicação prefeitura de Andradina


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Comunicação prefeitura de Andradina )






















Na última quarta-feira (26), em comemoração ao Mês das Mulheres e ao Março Lilás (mês de luta e incentivo contra o câncer de colo uterino), uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e RAPAC realizou uma palestra com a Dra Flavia Leonelo que abordou o tema de extrema importância para a população feminina sobre a prevenção do câncer. 
No final aberto para perguntas, tendo uma importante participação dos presentes. Estiveram apresenta a Secretária de Saúde - Maristela Rodrigues Marinho, a Secretária Adjunta Jaqueline de Freitas, a presidente da RAPAC - Magali Tozzi, a vereadora Leila Rodrigues e as Educadoras de Saúde e Humanizado Eloá Pessoa e Carla Back.

Números
Em 2022, houve um marco histórico de morte de mulheres por câncer. Estima-se que 666.103 mulheres morreram de câncer de mãe no mundo. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e a principal causa de morte por câncer em mulheres. 

Estimativas globais
Cerca de 1 em cada 12 mulheres morrendo de câncer 
A carga de doença varia de acordo com o desenvolvimento humano 
Em países com IDH muito elevado, uma em cada 71 mulheres morrerá de câncer de mama 
Em países com IDH baixo, uma em cada 48 mulheres morrerá de câncer de mama 

Brasil 
Em 2024, estima-se que 73.610 mulheres serão liberadas com câncer de mama
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil
A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 50 anos


Em Andradina
Existem em Andradina aproximadamente 15 mil mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que são beneficiárias diretas pelo convênio. Em 2.024 foram atendidas 3.358 mulheres gerando milhares de ações de atendimento.

A prefeitura de Andradina assinou em março a renovação do acordo do Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino com a Fundação PIO XII – Hospital de Amor de Barretos. Esse convênio é responsável pelo atendimento a mulheres no maior hospital especializado da América Latina com mais de 3 mil pacientes atendidos no ano de 2024.

A parceria mantém o município como referência nos exames preventivos (Papanicolau) o que representa um verdadeiro “plano de saúde” para mulheres da cidade em relação a esse problema. Através do programa, a coleta em Andradina é um método eficaz de detecção e tratamento deste tipo de câncer, sendo garantido o envio imediato meio e fim no caso de alguma alteração no resultado. Nos últimos quatro anos o convênio atendeu 15.322 pacientes.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
QUAL CANDIDATO A PREFEITO DE ANDRADINA VOCÊ QUER VER EM 2024?

 Dr. Flavio Amorin
 Elaine Vogel
 Jamil Ono
 Mario Celso Lopes







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 1491642
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2025 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!