Andradina está sediando mais uma etapa da “Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”. O evento na Fundação Educacional de Andradina tem a participação de todos os gestores municipais dos municípios da CIR Lago (Comissão Intergestora Regional) que compreende doze municípios da região (Andradina, Castilho, Guaraçaí, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Suzanápolis).
Segundo a secretária de Saúde de Andradina Maristela Marinho “a CIR Lagos foi a primeira região do Estado de SP contemplado com o Projeto Planifica SUS. Projeto de reorganização da atenção primária. Projeto de Educação Permanente em parceria com Estado, Ministério e Albert Einstein.
O evento contou com a presença da Coordenadora Estadual da Atenção Básica, Denise Lopes Pacheco, de Francisco Bassalobre, Diretor da DRS II e de Emanueli Brasileiro de Medeiros (Hospital Albert Einstein.
O projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nele os profissionais envolvidos na saude recebem um processo de educação permanente, monitoramento, avaliação e identificação de indicadores, com objetivo de qualificar o processo de trabalho das gestões e das equipes de saúde pública, para que sejam mais eficientes e resolutivas às necessidades da população.
O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Hospital Albert Einstein e conta, ainda, com o apoio integral da Secretaria de Estado da Saúde (SES/ SP) e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) em sua implantação.
“O Planifica visa promover uma integração e uma mudança no modelo de cuidado. A condução desse processo é por essência uma construção de articulação, negociação, de mobilização e muita capacitação, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde para avançar a assistência ao usuário do SUS de forma qualificada e integrada entre Atenção Primária e Ambulatorial Especializada. o trabalho é voltado à organização das linha de cuidados”, explicou Maristela.
Além dos técnicos do Departamento Regional de Saúde, representantes dos prestadores (hospitais), e CIENSP,
Segundo a secretária de Saúde de Andradina as reuniões do CIR Lagos serão realizadas mensalmente sendo representadas por Secretários Municipais de Saúde sob direção estadual da região. O objetivo dessas reuniões serão discutir problemas e elaborar propostas de aperfeiçoamento das ações de saúde realizadas pelo sistema em seus diferentes níveis.