Os envolvidos no “fazer em Educação” da Secretaria Municipal de Andradina, tiveram um dia intenso de trabalho com a Comissão Municipal responsável pela construção do Plano pela Primeira Infância.
O encontro formativo "Primeira Infância: compromisso de todos com o período inaugural da vida", reuniu cerca de 300 profissionais de creche e pré-escola da Rede de Ensino refletiram sobre a importância das ações intersetoriais na promoção do máximo desenvolvimento infantil.
Os debates circularam sobre a importância das intervenções positivas nos 6 primeiros anos de vida e a disponibilidade ética para acolher e atender as crianças em suas necessidades, potencialidades, desejos e especificidades.
“Acreditamos que o melhor investimento a ser feito é na Primeira Infância. Andradina também acredita que o Brasil do futuro começa agora", disse a Secretária de educação Estela Goda.
Entenda
O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, com o envolvimento das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, Judiciário e sociedade civil, e deve contemplar a escuta e a participação das crianças – sujeitos de direito a quem se destina o PMPI.
Os planos são constituídos de um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças no município, uma lista de ações das diferentes secretarias para garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos e metas que permitam avaliar as políticas planejadas e em curso.