O Governo de Andradina está preparando o Bairro Paranápolis para receber a romaria em penitência ao Senhor Bom Jesus da Lapa que este ano a sua 81ª edição. As equipes de trabalho ligadas a Secretaria de Obras está dando “aquele talento”, para deixar o “patrimônio”, localizado a 6 km da zona urbana de Andradina, para receber um público de mais de 5 mil pessoas.
A procissão é realizada todo dia 6 de agosto, merecendo um feriado em meio período (à partir das 12 horas) para que os fiéis possam fazer o percurso de frente da Paróquia de Nossa Senhora das Graças pela Vicinal Emitério Castilho Teno, que liga Andradina ao bairro de Paranápolis, até a Capela do Santo onde é realizada uma missa campal.
Este ano a Cavalgada do Bom Jesus da Lapa será realizada apenas no mês de novembro, mas a comunidade do Bom Jesus organiza uma quermesse, que já é tradicional.
História
A primeira procissão reuniu não mais que seis pessoas e hoje a penitência leva milhares de penitentes ao local a procura de milagres. A tradição de cultuar o Bom Jesus foi trazida para Andradina pelo casal de proprietários rurais Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, já falecidos, que moravam na cidade de Paramirim (BA), e compraram a propriedade rural onde hoje se localiza o patrimônio de Paranápolis.
Eles eram seguidores das tradições na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), e quando se mudaram para o interior paulista, resolveram continuar a devoção construindo dentro de sua propriedade a capela onde hoje, ainda é realizada a festa.
De acordo com ela, o avô e os filhos receberam ajuda dos fazendeiros vizinhos e de pessoas da comunidade em geral na mão-de-obra. Depois da morte dos patriarcas a família doou a parte onde hoje se localiza o patrimônio para que a comunidade seguisse a tradição.