Em 2023 ocorre em todo o Brasil as conferências de assistência social, como um espaço de avaliação e proposição de novas ações para a política de assistência social, com a temática
“Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, conforme convocação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Em Andradina, serão realizadas mais de 10 pré-conferências, espalhadas nos diversos cantos da cidade, visando avaliação das ações realizadas pela assistência social no município, incluindo tantos aquelas oferecidas pela Prefeitura Municipal ou pelas entidades sociais.
No dia 06 de junho de 2023, foi realizado a pré-conferência de assistência social dos/as trabalhadores/as de ensino superior da política de assistência social, reuniram-se quase 50 pessoas, que fizeram uma discussão e propuseram propostas para serem encaminhadas para a Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada entre os dias 03 e 04 de julho de 2023.
A Secretária Silvana Silva, ainda relatou que em todas as pré-conferências serão debatidos os cinco eixos propostos pelo CNAS, que são: Eixo 1 Financiamento, Eixo 2 Controle Social, Eixo 3 Articulação entre os segmentos, Eixo 4 Serviços, Programa e Projetos, Eixo 5 – Beneficio e transferência de renda.
Silvana ainda ressaltou o protagonismo realizado pelos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Andradina, que ao longo dos anos tem ajudado muito para avançar a assistência social no município.
A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Andradina, Denise Gomes Fernandes, parabenizou a todos os participantes, e agradeceu a Secretária Silvana Silva por todo o desempenho para o fortalecimento dos direitos sociais na cidade de Andradina.