Castilho-SP- Em uma decisão polêmica, os vereadores do município de Castilho aprovaram, por maioria de votos, a destinação de mais 13 mil reais para a reforma dos banheiros da praça da matriz. Essa aprovação ocorre em meio a críticas em relação aos gastos excessivos já realizados pela administração municipal, especialmente no que diz respeito aos pedidos do prefeito Paulo Boaventura.
Os vereadores, Daniel Batista, João Lameu, Chicão, Lorinho, João Paulo e Itamar foram os responsáveis por votar a favor do aporte financeiro para a reforma dos banheiros municipais. Essa decisão tem gerado insatisfação na população, que acredita que os valores envolvidos são desproporcionais e poderiam ser melhor aplicados em outras áreas de necessidade do município. Mesmo com os votos contrários dos vereadores, Albecyr Pedro, Adilson Santos, Tião Japonês e San Borges e até do presidente da Casa, Ailton Pereira, que mesmo não podendo votar, manifestou sua contrariedade ao aporte.
Segundo especialistas em construção civil, os 165 mil reais que já haviam sido aprovados pelos vereadores seriam suficientes para a construção de uma casa de aproximadamente 70 metros quadrados, contendo piso porcelanato, garagem na frente e varanda no fundo. A comparação entre os valores destinados à reforma de banheiros e o potencial de investimento em habitação tem aumentado a indignação dos moradores de Castilho.
Não é a primeira vez que o prefeito Paulo Boaventura causa espanto entre os vereadores e a população com seus pedidos de verbas exorbitantes. A falta de transparência na utilização desses recursos e a aparente falta de critério para a definição das prioridades têm sido alvo de críticas constantes.
Diante desse cenário, a população de Castilho tem se mobilizado para cobrar explicações e uma maior fiscalização sobre os gastos públicos. Manifestações e debates têm sido organizados, com o intuito de buscar maior participação popular na definição dos investimentos municipais e uma gestão mais responsável e transparente.
Enquanto isso, os vereadores que votaram a favor da destinação dos 13 mil reais a mais para a reforma de banheiros têm sido questionados sobre suas motivações e a real necessidade desse investimento. A pressão da população está aumentando, e a expectativa é de que haja um posicionamento claro por parte dos legisladores e do prefeito em relação aos gastos públicos do município.
Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa situação e manteremos nossos leitores informados sobre as ações da população, as respostas das autoridades e os desafios enfrentados por Castilho em relação à gestão dos recursos públicos.