O Procon de Andradina iniciou na última quarta-feira, 17, uma série de vistorias em postos de revenda de combustíveis, para apurar se houve redução nos preços, após nova política econômica adotada pela Petrobrás.
Os novos valores começaram a valer na quarta, mas o repasse não é automático. A redução dos preços nos postos de combustíveis será percebida pela população à medida que os estoques de diesel e gasolina forem repostos. Segundo o coordenador do Procon em Andradina, Marcel Calestini, o trabalho é justamente comparar o valor da nota fiscal de compra dos combustíveis com o preço praticado nas bombas.
“A maioria dos postos visitados já havia aplicado o desconto, outros se comprometeram a baixar os valores, após a orientação do Procon, em atendimento ao Código de Defesa do Consumidor”, explicou.
Todos os postos de combustíveis da cidade foram visitados e todos os proprietários foram receptivos e forneceram as informações necessárias para que a fiscalização ocorresse.
A redução ocorre depois que a Petrobras pôs fim ao chamado PPI (Paridade de Preços Internacional), política de preços em vigor desde outubro de 2016. Esse modelo usava o custo do barril de petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar para definir o preço dos combustíveis à venda no Brasil.