Dorivaldo Bernardo
Andradina, 16 de maio de 2023 - Em uma coletiva de imprensa realizada hoje, o Prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, chocou a população ao revelar que as contas da Santa Casa de Andradina apresentaram um arrombo de mais de 45 milhões de reais. Devido a essa situação alarmante, o prefeito informou a necessidade de intervir na Organização Social de Saúde (OSS), responsável pela administração da Santa Casa de Andradina.
O prefeito lamentou o desvirtuamento administrativo da instituição, que foi construído com o intuito de oferecer serviços de saúde dignos aos moradores da cidade. "A Santa Casa foi erguida por pessoas íntegras, que tiveram um grande carinho por nossa cidade. Infelizmente, houve uma deturpação do seu propósito original", declarou o prefeito durante a coletiva.
Segundo Mário Celso Lopes, a situação se agravou a partir de 2010, quando os dirigentes da Santa Casa passaram a celebrar contratos com outras instituições de saúde que não possuíam qualquer ligação com a irmandade da Santa Casa de Andradina. Um exemplo disso é o contrato de gestão humana para saúde indígena, que emprega mais de 500 funcionários em todo o Brasil e é gerido pelo setor de Recursos Humanos de Andradina, mesmo não tendo qualquer relação direta com a Santa Casa.
"O que aconteceu é que a Santa Casa de Andradina foi vampirizada por esses gestores irresponsáveis", afirmou o prefeito. Atualmente, uma instituição acumula uma dívida de mais de 45 milhões de reais, um valor expressivo para uma cidade com cerca de 60 mil habitantes. Entre os débitos, destacam-se 11,5 milhões de reais em INSS e Imposto de Renda, além de 4,5 milhões de reais referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que não vem sendo recolhido desde 2019, configurando um crime de apropriação indébita.
O prefeito também revelou que a Santa Casa possui um débito de 11 milhões de reais com a empresa fornecedora de energia elétrica, valor referente as contas não pagas desde 2016. Além disso, denunciou um administrador da instituição que recebia um salário exorbitante, que só grandes executivos de multinacionais ganham, chegando a 49,900,00 reais por mês.
"Essa situação chegou ao limite, e agora estamos tomando medidas para reverter essa triste realidade. A intervenção na OSS Santa Casa de Andradina é necessária para que possamos estancar a sangria de gastos desnecessários, reorganizar a gestão e, acima de tudo, garantir que a população continue tendo acesso a um atendimento de saúde de qualidade", enfatizou Mário Celso Lopes.
O prefeito também anunciou grandes melhorias na saúde a partir de agora; abertura de mais 20 leitos hospitalares, abertura do centro de hemodiálise e inauguração do hospital maternidade em nossa cidade. Estes são alguns dos projetos que estão na pauta desta gestão.
A população de Andradina aguarda ansiosamente por mais informações sobre a intervenção na Santa Casa e as medidas que serão adotadas para solucionar a crise financeira e administrativa enfrentada pela instituição.