Uma mulher que não teve a idade divulgada foi detida nesta segunda-feira (8) e multada pela Polícia Militar Ambiental, acusada de maus-tratos a animais. A polícia recebeu um vídeo no qual ela está batendo em uma cadela, identificada com o nome de "Mamãe", usando uma mangueira de água.
Segundo o que foi divulgado, a agressão teria ocorrido ontem em Alto Alegre (SP), município vizinho a Penápolis, e os policiais foram à residência da investigada acompanhados de policiais civis e de um veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.
Ao ser informada sobre a existência do vídeo disponibilizado à guarnição, no qual batia na cadela enquanto ela estava amarrada com um fio de arame, a investigada alegou que o animal havia arrancado a roupa do varal, por isso resolveu dar um corretivo nele.
Maus-tratos
Ainda de acordo com os policiais, foi realizada vistoria no quintal da residência e encontradas muitas fezes. A cadela também foi examinada pelo médico veterinário, que emitiu laudo de avaliação sanitária atestando maus-tratos na cachorra, que apresentava não ser amigável com a tutora. Além disso, o animal apresentava cicatrizes no corpo e estava com inchaço no focinho.
Os policiais emitiram o auto de infração ambiental com multa de R$ 3.000,00 contra a investigada por praticar maus-tratos contra animais domesticados e ela foi encaminhada à delegacia.
O delegado que presidiu o flagrante optou pela liberação da mulher após ela prestar declarações, mas um inquérito será instaurado e ela poderá responder pelo crime de maus-tratos. Ainda segundo a PMA, a cadela foi recolhida e encaminhada ao abrigo de animais Primax-Plis, em Penápolis.