101 viagens de caminhões foram necessárias para retirar 350 toneladas de bens inservíveis da vila Mineira no início do Andradina Limpa. O mutirão, que vai percorrer toda a cidade está recolhendo materiais depositados nos quintais das pessoas e que servem para aumentar a incidência de doenças causadas por vetores e também acidentes com animais e insetos peçonhentos.
O trabalho é de iniciativa da Secretaria de Saúde de Andradina, mas conta com parceria com outras pastas como Assistência Social, Meio Ambiente, Educação e Almoxarifado.
Segundo a secretária Maristela Marinho, agora é a vez do Bairro Quinta dos Castanheiras e Jardim Bandeirantes onde as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias que avisam os moradores sobre como proceder durante a campanha, começam nesta quarta-feira (15). O recolhimento vai acontecer entre os dias 20 e 22.
O objetivo da ação é diminuir possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, além de diminuir também a incidência de escorpiões no município. “Estamos com um aumento significativo neste período do mosquito Aedes Aegypti, dos casos de dengue, e também estamos tendo uma incidência alta de escorpião. Então é o momento de você, morador de Andradina, limpar o seu quintal, limpar a sua casa, retirar os entulhos e aquilo que você não usa mais”, disse.