Ferros velhos de Andradina estão sendo apontados como grandes propagadores de doenças no perímetro urbano da cidade. Em uma ação conjunta entre órgãos municipais, estaduais e polícias Civil e Militar foram realizadas quatro vistorias a estabelecimentos do gênero que armazenava peças, sucatas e carcaças de veículos automotores sem cobertura apropriada para evitar acúmulo de água, facilitando a formação de locais propícios à proliferação do
mosquito.
Em todos os locais, localizados nos bairros Stela Maris, Vila Mineira e Benfica, foram colhidas amostras. Em apenas um ferro velho, foram colhidas 42 amostras de larvas e todas foram confirmadas como larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue e a Febre Amarela. Segundo órgãos oficiais de saúde, apenas no entorno deste fero velho no Stela Maris, já foram registrados 50 casos de dengue em 2022.
Durante a operação os locais estão sendo notificados e intimados a adotar as medidas necessárias para evitar a proliferação dos mosquitos. A operação também averigua alvarás e licenças de funcionamento e recomenda a regularização. Segundo a Diretora do Setor de Fiscalização de Posturas, Fernanda Lucena. O proprietário desses estabelecimentos tem que promover a regularização imediata da atividade para garantir o funcionamento. Caso as exigências não sejam cumpridas os locais podem ser interditados.
A Força Tarefa
A Força Tarefa formada pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Endemias, Fiscalização Municipal, Divisão de Segurança Pública e a Secretaria da Fazenda no Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Andradina foi criada no intuito de coibir a venda de materiais recicláveis produtos de furto. A força foi ampliada para verificação de problemas relacionados a saúde pública e a existência de regularização de licenças e alvarás de funcionamento. A operação já percorreu quatro ferro velhos da cidade e um deles acabou lacrado até a regularização.
A operação continua e vai percorrer todos os estabelecimentos deste tipo em Andradina. Segundo o Diretor de Segurança Pública, André Luís de Lima Augusto, a fiscalização tem como objetivo que essa atividade funcione regularmente com todas as medidas para que a sociedade seja preservada, tanto na área da saúde como também na parte legal.