A cidade de Andradina foi representada pela conselheira tutelar, Camila Poliani Nonato Soares Elias, no 1° encontro de conselheiros tutelares do Brasil, organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o evento aconteceu em Brasília (DF).
A ideia é capacitar ainda mais os conselheiros para enfrentar diversas situações que podem surgir no dia a dia. Ao todo no Brasil existem mais de 30 mil conselheiros, cerca de 300 participaram do evento que começou na segunda-feira (28) e foi até esta quarta-feira (30).
Os principais objetivos da iniciativa são o compartilhamento de experiências exitosas a fim de melhorar o atendimento de meninos e meninas em situação de violência e o debate sobre medidas de proteção e promoção de direitos. Entre os tópicos abordados estão a proteção integral da criança e do adolescente, o papel da prevenção, da proteção e do enfrentamento às violações no desenvolvimento infantil e o conselho tutelar e suas interações.
Segundo o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, a seleção dos participantes levou em consideração critérios objetivos. “Foram utilizados métodos transparentes de representatividade regional, levando em consideração dados do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). Nós temos aqui aproximadamente 300 conselheiros dos 30 mil que temos no Brasil, então é 1% de todos os profissionais, é um privilégio”, acrescentou.