Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar preparou uma agenda de atividades por toda a semana.
As ações começaram no último dia 22 e vão até a sexta-feira (25) com a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino e Polícia Ambiental.
“Falar sobre a importância da água em nossas vidas é fundamental, um período do ano que sempre foi marcado por ações educativas e comemorações relacionadas ao tema. Nossa principal proposta é levar informações e orientações sobre esse importante recurso hídrico”, comentou Leila Rodrigues, , secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar.
Na terça-feira (22) a semana foi aberta com uma palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Vera Quental Tamai” (Vila Botega) e ainda iniciaram o cercamento de uma Área de Preservação Permanente (APP) margeando a rua Jean Bernard (Jardim Europa) com o plantio de árvores nativas e emplacamento de identificação da área. A atividade teve a participação da Polícia Ambiental.
Nesta quarta-feira (23) aconteceu a visita a escolas localizadas na Zona Rural da Fazenda Primavera e do Timboré (Agrovila) que puderam ter noções de como é distribuída a água nas cidades e as diferenças com o sistema na Zona Rural, onde a água vem de poços. “Eles conheceram os procedimentos desde a retirada da água até chegar nas torneiras. Eles também tiveram noções de como manter uma água bem tratada na zona rural, não perfurando poços ao lado de galinheiros e chiqueiros, preservando os mananciais e até mesmo noções de tratamento com cloro e enriquecimento da água com o flúor”, explicou Leila Rodrigues.
As crianças do Timboré, acostumados com a abundância das águas do rio Tietê, tiveram um “plus” na palestra sobre a importância da preservação de árvores das áreas verdes e os cuidados com a poluição, principalmente sobre não sujar nem jogar lixo próximo à margem de rios.
No dia 24 (quinta) continua o ciclo de palestras nas escolas da rede municipal e no dia 25 (sexta) haverá plantio de árvores na calçada ecológica localizada próximo ao IML (Instituto Médico Legal).