A Tijoa Energia, concessionária da UHE de Três irmãos, realizou nesta terça-feira (22), uma reunião para explanar a implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE).
A empresa foi representada pelo gerente Ruy Bicego Junior, o coordenador de manutenção Guilherme Moreno Taveira e o analista administrativo Alessandro Bomdia Justiniano e o município foi representado pelos membros da Defesa Civil de Andradina, André Luiz de Lima Augusto e Luiz Ramos Netto.
A pauta principal da reunião foi a apresentação das atividades que foram realizadas neste ano e as que serão implementadas no próximo ano pela UHE de Três Irmãos, em atendimento a Lei de Política Nacional de Segurança de Barragens e a Lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A Tijoá já realizou a implantação de placas de sinalização de ponto de encontro e de rota de fuga, o cadastramento das ZAS (Zona de Auto Salvamento), reuniões com a comunidade do Assentamento Timboré e Timborezinho, e uma simulação de evacuação interna da UHE.
No primeiro semestre de 2022, está previsto a implantação do sistema de alerta móvel (sistema já adquirido pela empresa) nas Zonas de Auto Salvamento. Após a instalação do sistema, será realizado o simulado de Evacuação das Zonas de Auto Salvamento (ZAS), que consiste no treinamento da população, dos órgãos de proteção e a empresa para agirem em uma situação de emergência envolvendo a barragem.
Segundo o representante da Defesa Civil de Andradina, André Luiz de Lima Augusto, Andradina se encontra na área de abrangência do PAE da UHE de Três Irmãos, por isso é muito importante a integração entre a concessionária e o município, especialmente, porque o município vem realizando, por meio de sua Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a elaboração do Plano de Contingência municipal que tem por objetivo o planejamento de ações preventivas, preparatórias, emergenciais, de reabilitação e reconstrução em situações de emergências de fenômenos adversos, sejam naturais ou provocados pela ação do homem.