O Governo de Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, finalizou o ano de 2021 com a injeção de R$ 380 mil, referentes à Lei Federal Emergencial Cultural “Aldir Blanc”.
Além de assegurar a preservação de toda a estrutura profissional e de recursos humanos da cultura, esses investimentos foram revertidos diretamente em benefício da sociedade, com a realização de contrapartidas culturais e artísticas.
“O dinheiro foi destinado a projetos e subsídios de espaços culturais e artísticos que foram fundamentais para o incentivo da atividade artística no município e se não agíssemos rápido ele poderia ter sido devolvido”, disse o secretário da pasta André Ricardo Lopes.
Além de proporcionar entretenimento para o público, com atrações de dança, teatro, música e balé, que são exibidos até o final de ano, o secretário avalia que o investimento financeiro também beneficiou a economia local, pois ele foi gasto pelos artistas da cidade.
O projeto
A denominação do projeto é uma homenagem ao compositor e escritor carioca Aldir Blanc (19467-2020), coautor de clássicos da música popular brasileira como “O Bêbado e a Equilibrista” (em parceria com o mineiro João Bosco). Ele morreu no dia 4 de maio de 2020, aos 73 anos, vítima de coronavírus. Ele se foi, mas seu nome ganhou uma dimensão ainda maior com o projeto cultural.