Para oferecer mais segurança a pedestres e motoristas de Andradina, a Prefeitura vai instalar cancelas automáticas em nove passagens de nível da linha férrea.
O sistema a ser implantado é diferente do que foi instalado na passagem de nível da rua Paes Leme, nos governos anteriores, sendo um dos campeões de reclamações populares. Essa cancela será desativada para a implantação de uma no novo sistema, um equipamento considerado mais leve e eficiente e com um sistema menos susceptível a falhas.
O novo sistema contará com um braço de acionamento de 6 metros “jet flex” será dotada de câmera para monitoramento de imagens, fibra ótica e cabo de sensoriamento óptico sensível que possibilitar o acionamento dos dispositivos quando os trens estiveram a cerca de 150 metros de distância.
Atualmente a segurança ao longo da ferrovia, no perímetro urbano da cidade é feita por vigias. Segundo o assessor Ernesto Júnior, todos os vigilantes que atualmente trabalham nas guaritas serão distribuídos em unidades que precisam deste serviço, incluindo o paço municipal, o Centro Social Urbano agora sob a responsabilidade do Município, entre outros setores.
O sistema de cancela automático mescla som, semáforos e ainda interrompe o trânsito de veículos com a cancela eletrônica até a passagem da composição ferroviária, oferecendo mais segurança a motoristas e pedestres.
Mudanças
Com a implantação do novo sistema algumas cancelas e guritas serão desativadas pois algumas delas foram projetadas de forma equivocada, estando do lado oposto ao que assegura proteger veículos e condutores.
Além dos pontos já existentes, o projeto prevê instalação de cancela na passagem de nível pela rua Guiomar Soares de Andrade, acesso à fazenda Santa Lúcia e à vicinal que demanda o patrimônio de Paranápolis.
Todos os locais
As novas cancelas serão instaladas nas passagens de nível das Ruas Paraíba, Vitório Guaraciaba, Treze de Maio, Avenida Guanabara, ruas Dom Bosco, Paes Leme, Homero Rodrigues Silva, Avenida Barão do Rio Branco e rua Guiomar Soares de Andrade.