Araçatuba (SP) vai ter, a partir do próximo ano, seu primeiro colégio no modelo cívico-militar. A unidade, que terá 500 vagas, que vão do ensino fundamental ao ensino médio, vai funcionar no bairro Vila Mendonça.
Ainda não foram abertas as matrículas, mas os interessados já podem fazer um pré-cadastro por meio do link da instituição ( https://forms.gle/yECKbnoDrLoe9mFn8 ).
A instalação do colégio foi anunciada nesta quarta-feira (13) durante uma reunião entre o comando da Polícia Militar com o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB).
No encontro, o comandante de Policiamento do Interior (CPI-5) de São José do Rio Preto, coronel Fábio Rogério Cândido, disse que a unidade vai atender tanto os filhos de policiais, como também a comunidade. Ele enfatizou que, em Araçatuba, a unidade será gerida pela Defenda PM, uma associação de oficiais da Polícia Militar, mantida em parceria com a iniciativa privada.
"É um modelo de ensino cívico-militar, montado por oficiais que têm expertise em educação. Montamos um modelo com ensino em período integral e com utilização de uniforme estilizado, semelhante à farda. Vai ter a grade curricular normal, complementada com atividades esportivas, ensino de cadeia de liderança e educação financeira. É uma tentativa de retomada de conceitos e valores éticos que a gente acha que ao longo do tempo se perderam”, diz o coronel.