DA REDAÇÃO
Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Andradina, após as recesso, realizada nesta segunda-feira (04) o vereador, professor, Luzimar Rodrigues (PSB), reapresentou um projeto de lei que foi aprovado por unanimidade na Casa. A primeira tentativa aconteceu em 08 de fevereiro deste ano, porém na ocasião o projeto ficou em discussão.
O projeto solicita ao prefeito municipal a instalação de uma UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) para recém-nascido, na Santa Casa de Andradina.
Se o prefeito atender o pedido do vereador Luzimar, Andradina não sofrerá mais as perdas de vidas de bebês que nascem com alguma dificuldade e acabam morrendo por falta de recursos ou por não resistir ao trajeto de 120 km até chegar a Santa Casa de Araçatuba.
A Unidade Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, dotado de estruturas assistenciais que possuam condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos.
Objetivos é dar atenção integral aos recém-nascidos grave ou potencialmente graves;
Organizar a atenção à Saúde Neonatal para que garanta acesso, acolhimento e resolutividade;
Priorizar ações que visem à redução da morbimortalidade perinatal e neonatal e que possibilitem o desenvolvimento saudável do recém-nascido e sua integração na família e sociedade;
Garantir acesso aos diferentes níveis da assistência neonatal, por meio da melhoria da Organização do acesso aos serviços e ampliação da oferta de leito em unidade neonatal;
Induzir a formação e qualificação de recursos humanos para a atenção ao recém-nascido, que deverá ultrapassar exclusivamente a preocupação técnica/tecnológica, incorporando os referenciais conceituais e organizacionais;
Induzir a implantação de mecanismos de regulação, fiscalização, controle e avaliação da assistência prestada aos recém-nascidos graves ou potencialmente graves.
O projeto segue agora para o executivo que decidirá se atende ou não o pedido do vereador, vamos torcer, afinal já passou da hora de pararmos de vermos pais sofrendo com a perda de seus filhos por falta de recursos e estrutura.