“Tanto a CoronaVac quanto a vacina do laboratório AstraZeneca dependem de duas doses para fornecer a imunização completa. Ainda não há estudos de eficácia com apenas uma dose da vacina, portanto é extremamente importante que estes idosos se dirijam até os locais para realizar a segunda dose da imunização contra Covid-19”, alerta o secretário João Leme.
A Secretaria de Saúde pede que essas pessoas que deixaram de tomar a segunda dose compareçam a um dos pontos de vacinação (das 8h às 16h) para garantir a vacinação dentro do prazo entre as doses. Quem está com a vacina atrasada também recebe a segunda dose.
“É comum nas campanhas de vacinação que parte das pessoas não conclua as etapas necessárias. No entanto, isso pode influenciar a imunidade coletiva e atrapalhar o resultado da vacinação. Então fazemos o apelo para que essas pessoas compreendam a importância de não se perder a vacina”, disse
Locais
Os postos de vacinação ativos em Andradina estão instalados na EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Bairro Benfica e na Escola Infantil da praça João Leite, na Vila Mineira. Pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção estão sendo atendidos por equipes volante da Secretaria de Saúde, que vão até as residências.
A vacinação dessas pessoas acontece tanto na cidade quanto na Zona Rural. As famílias devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou comunicar o seu agente comunitário de saúde para informar a necessidade de vacinação “in loco”.