O Prefeito Fernando Mancchi Santana decretou Lockdown em Nova Independência no período de 1 a 5 de abril. A medida é a mais restritiva desde o início da pandemia na cidade. Com isso, nem mesmo mercados, açougue ou a lotérica - considerados essenciais na fase vermelha, poderão funcionar.
As únicas exceções estão para postos de combustíveis (sem atendimento de conveniência), atividades de segurança privada, atividades industriais cuja paralização acarrete danos aos equipamentos e máquinas e restaurantes exclusivo para o sistema delivery, sendo proibido consumo e até mesmo retirada no local.
Todo serviço público também estará paralisado nesse período. Porém, coleta de lixo, serviços de saúde, de segurança, assistência social, serviços funerários e cemitério permanecerão em atendimento normal.
Até mesmo a circulação pelas ruas da cidade fica limitada para aquisição de remédios à pessoas ou animais, bem como para buscar atendimento médico ou para aqueles que exclusivamente estarão em serviços permitidos pelo Decreto.
De acordo com o artigo 8º do referido decreto, os infratores que descumprirem as normas serão responsabilizados perante a Lei. A justificativa para medidas restritivas como essas é para evitar o colapso na saúde local, bem como reduzir a transmissão do vírus entre as pessoas.
Nova Independência já conta com 234 casos positivos de coronavírus e três óbitos. Essas novas medidas iniciam a partir das 00h da Quinta-feira Santa (01 de abril) e segue até as 5h de segunda-feira, 5 de abril.