Elas cuidam do lugar com muita dedicação e ganham o sustento de sua família lavando diariamente túmulos no Campo Santo São Sebastião de Andradina/SP. Agora essas mulheres deram uma lição de cidadania doando um dia de trabalho mensalmente para ajudar na limpeza das áreas comuns do cemitério, ajudando a manter a limpeza do cemitério.
A ideia foi do administrador do cemitério, Valdir Benedito, que acredita que o trabalho dessas mulheres como voluntárias será essencial para manter uma boa organização do cemitério.
“Elas estão ali todos os dias e ninguém conhece tanto o lugar como elas. Só temos que agradecer o exemplo que essas mulheres estão dando. Elas não quiseram saber o que o município poderia fazer por elas e sim o que elas poderiam fazer pelo município. E quando dizemos município, estou afirmando que o grupo trabalhará por todos”, disse.
Trabalho requisitado
A presença dessas profissionais que limpam túmulos é bastante comum e antigo em Andradina. Na maioria das vezes elas trabalham para pessoas que possuem parentes sepultados na cidade mesmo que não morem mais aqui.
A maioria acredita que o cemitério é um local de paz, e enquanto lavam os túmulos, colocam os pensamentos em ordem. O recebimento conseguido por elas depende de quantas vezes as famílias querem que os túmulos sejam limpos. Algumas delas trabalham para as mesmas famílias há mais de 10.
O movimento é até 4 vezes maior na época próxima ao Dia dos Finados (2 de novembro), quando a procura pelo serviço de limpeza dos túmulos aumenta por aquelas pessoas que vão visitar ou que recebem parentes e vão visitar entes em comum no cemitério.