Na manhã desta quarta-feira 10, a Secretaria de Educação de Andradina inaugurou a nova cozinha-piloto que vai atender as cinco mil crianças da Rede Municipal de Andradina. “A tarefa parecia impossível já que a cozinha tinha sido iniciada a dois mandatos atrás, em 2016, e ainda foi entregue inacabada e com grandes defeitos nas estruturas elétricas e hidráulica”, explicou a secretaria da educação Estela Cassiolato Goda.
Vencido o desafio da implantar a estrutura agora a Educação terá a derradeira missão de replanejar o cardápio cuidando para que nossos alunos recebam uma alimentação nutritiva, pura e equilibrada.
Nesta transformação, os alunos da rede pública vão se despedir de um dos ingredientes mais emblemáticos do cardápio da merenda escolar, a salsicha. A ideia é que ela deixe de ser servida cotidianamente no cardápio, mas o grande desafio é eliminar ela de vez da alimentação escolar. “Queremos qualidade nutricional e pensar em saúde física nossos alunos”, disse Estela Goda.
Cardápio nutritivo e saudável
Quem tem entre 40 e 50 anos lembra que, em épocas não muito remotas, a merenda escolar era sinônimo de sopa com proteína texturizada de soja. O grande sacrifício era para que as crianças comessem. Mesmo incrementando com legumes, verduras e pedacinhos de carne, o cardápio não fazia muito sucesso.
Com a municipalização do ensino as escolas públicas municipais ganharam, mais autonomia e surge no cenário da administração da merenda escolar a figura das “nutricionistas”, que foram contratados para contribuir e elaborar um cardápio que viesse ao encontro das necessidades diárias dos alunos e de uma alimentação saudável. Também foram criados os conselhos municipais de alimentação escolar.
Em Andradina, o setor de alimentação escolar do município faz parte da Secretaria Municipal de Educação e atende as escolas municipais. Com a forte presença de produtores rurais da Agricultura Familiar, as compras do setor não são apenas de gêneros industrializados, mas tem muita matéria prima fresca e até mesmo orgânica que saem das pequenas propriedades rurais e vai direto à mesa dos alunos.
O cardápio é elaborado pela equipe de nutricionistas e é planejado para cada faixa etária com o objetivo de atender as necessidades nutricionais.
A ideia do atual prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes é tornar a merenda escolar servida em Andradina/SP uma referência para a rede de ensino para o Estado e porque não para todo o país.
Além de servir para oferecer merenda escolar de qualidade para os estudantes, a merenda também vai impulsionar a economia da cidade, uma vez que os alimentos consumidos serão produzidos no próprio município.
Na sala de aula
Em sala de aula, os professores trabalham a importância de experimentar um pouco de tudo e de colocar quantidades suficientes para que não haja desperdício e a mesma orientação é reforçada pelas merendeiras. Os alunos têm instrução de como comer sem desperdiçar o que faz a economia aparecer no final da conta.