Uma casa no bairro Piscina, em Andradina (SP), foi limpa nesta quinta-feira (28) depois que a Prefeitura, via Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acionou a moradora para retirar entulhos no local. Segundo a secretária da pasta, Leila Rodrigues a moradora da casa impede a entrada dos agentes fiscalizadores e de saúde há muitos anos.
“Mediante a falta de condições da moradora para promover a retirada de todo o entulho fizemos uma ação utilizando pessoal, caminhões e até uma máquina pesada para realizar a limpeza na totalidade”, explicou Leila.
Somente na parte da manhã, três caminhões foram utilizados para retirar móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, portas e janelas e produtos para a reciclagem que estavam na calçada da residência localizada na Avenida Barão do Rio Branco.
Na manhã desta sexta-feira (29) uma ação similar ocorreu em uma outra casa na rua Espírito Santo, onde o lixo tomou conta de praticamente todo o imóvel o tornando praticamente impossível entrar. No quintal, vários recipientes com água parada se transformaram em possíveis criadouros para larvas do mosquito da Dengue.
Durante a ação, acompanhada de perto pela secretária Leila, todos os trabalhadores utilizaram máscaras durante a limpeza. Todo o material reciclável foi levado ao Ecoponto.
Segundo Leila Rodrigues, a Secretaria está ampliando as ações de limpeza de casos como este e também de terrenos baldios. Proprietários podem ser multados e até mesmo ter que pagar a conta da limpeza feita pela prefeitura. A maior preocupação da secretária está em relação a chegada do período chuvoso e sua relação com o aumento nos casos de Dengue