Uma premiação de R$ 40 mil está em disputa na 2ª etapa da Copa Haras Turato sediada em Nova Independência. A competição na prova de 3 tambores atrai participantes de várias partes do estado de São Paulo, bem como de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o organizador, João Turato, foram realizadas cerca de 800 inscrições nas mais variadas modalidades que inclui categorias para crianças, jovens e adultos de ambos os sexos.
Sem contar os mais de 200 cavalos que deverão percorrer o menor tempo da prova para garantir sucesso aos seus montadores. O evento iniciou quinta-feira 21 e encerra neste sábado, 23.
“Infelizmente, devido à pandemia do novo coronavírus, a competição está sendo realizada sem público. Restrita somente aos competidores. Mas em breve, assim que tudo isso passar, queremos sediar outros eventos aqui para que a população de Nova Independência e toda região possa vir prestigiar”, considerou Turato.
Mesmo com a limitação de pessoas, a competição segue rigidamente todos protocolos sanitários para preservar a saúde dos que participam. Os competidores estão abrigados em seus próprios trailers espalhados na ampla área de camping que existe no local.
REPRESENTANTES DE CASTILHO
Elas são apenas adolescentes, garotas e destemidas num universo que durante muito tempo foi dominado pelos homens. As castilhenses Sara Félix Abdalla,16, e Eduarda Fernanda, a Duda, 15, estão presentes na 2ª etapa da Copa Haras Turato e disputam a prova de 3 tambores. Sara na categoria “jovem C” e Duda na categoria “jovem C principiante”.
Treinadas no Rancho J.A. Abdalla, em Castilho, elas estão animadas para participarem da primeira prova deste ano na cidade vizinha. Terão como adversários outros competidores dentro da faixa etária de 15 a 18 anos. O treinador Micael Reinaldo Gomes está otimista e confiante que as alunas darão o melhor de si.
Apesar de já estarem na cidade onde ocorre a competição, Sara e Duda só entram oficialmente na arena no sábado,23. Enquanto isso, elas permanecem concentradas e de olho na categoria dos competidores profissionais para também adquirir experiências pelo método da observação.
Sara pretende repetir em Nova Independência o mesmo sucesso que teve em Londrina-PR, quando aos 14 anos foi campeã nacional na modalidade Ranch Sorting.