Uma equipe de fiscais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realizou uma operação conjunta com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Andradina para a investigação de uma denúncia anônima sobre abate clandestino de suínos realizado na zona urbana de Andradina, antes das festas de fim de ano. Também atuaram nesta parceria o Consorcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo - Ciensp e a Polícia Militar.
Durante a operação não foram encontrados animais abatidos, nem sinais de abate recente, porém havia três suínos no local e algumas aves. O proprietário informou que não abatia animais para venda, somente para consumo próprio.
Houve uma notificação para que os animais fossem retirados do local, pois é proibido a criação de animais de produção e grande porte nos limites urbanos do município, conforme previsão no Código de Postura Municipal e o proprietário foi informado que não poderia abater animais para comercialização. O abate de animais para comercialização só pode ser realizado em abatedouros que possuam serviço de inspeção de produtos de origem animal.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária não só se pauta em denuncias, mas atua também com uma rede de inteligência e informações e com o apoio de instituições de vigilância sanitária, saúde e das Polícias Militar, Civil e Ambiental Estadual e Municipais a fim de coibir que alimentos de origem animal produzidos clandestinamente e sem quaisquer condições de higiene cheguem até o mercado e coloquem em risco a saúde do consumidor.
A Prefeitura alerta aos consumidores para que busquem informações junto ao comércio e questionem a procedência do produto que está adquirindo, se o estabelecimento tem registro em um serviço de inspeção seja ele Municipal, Estadual ou Federal.