Após alguns meses de muito trabalho e dedicação, o projeto do Livro Rios do Oeste 2 já foi enviado para impressão gráfica. A diagramação e as correções duraram uma semana e exigiram muita concentração porque se trata de uma obra relevante pra os cerca de 60 municípios que estão inseridos nela.
Além de geografia, o livro envolve história, ciência, meio ambiente, natureza e muita informação, revelando grande parte do potencial dos rios e hídrico desses municípios na região oeste do Estado.
“Ampliando o contexto geográfico, o livro abrange desde Santa Clara Doeste – entre SP/MS/MG, Santa Fé do Sul, passando por Pereira Barreto, Andradina, Castilho, Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, a região de Prudente e Pontal do Paranapanema, indo até Rosana, divisa com o estado do Paraná”, divulga o repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, autor do projeto.
A exemplo do livro inicial, lançado ano passado, o Rios do Oeste 2 terá quase o dobro do conteúdo nas mesmas 272 páginas, incluindo fotos incríveis e lugares pouco explorados pelos próprios habitantes dessas localidades, atrações, eventos e ações imprescindíveis no cotidiano dos Municípios.
“Com essa repaginação estamos relatando um pouco da história de cada cidade e mostrando seu contexto geográfico, envolvimento com os rios e outros cursos d´água, essenciais à vida urbana e a sobrevivência humana”, comenta o autor.
A intenção é que as prefeituras adquiram livros para as escolas, bibliotecas, departamentos, levando conhecimento aos estudantes em especial, informações sobre os cuidados que devemos ter para com os rios; ações em prol ao meio ambiente; necessidade de economizar água; promover a soltura de peixes e preservar as nascentes, entre outras de suma importância.
“As pessoas de modo geral precisam estar cientes de que a água que elas usam em casa e no dia a dia, grande parte depende da saúde dos rios, que por sua vez precisam ser conservados, afinal, ninguém sobrevive sem água”, alerta o repórter fotográfico. A previsão de lançamento é setembro agora, mas as reservas podem ser feitas pelo celular 18- 996452121 [whatsapp] ou pelo e-mail jornalimpacto@terra.com.br.