Um casal investigado por invadir condomínios de luxo em cidades de vários Estados brasileiros é apontado pela Polícia Civil de Birigui (SP) como os autores de um crime semelhante ocorrido na cidade no último dia 9 de julho.
A mulher foi reconhecida em reportagem exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, quando as imagens mostraram a prisão dela, uma paraguaia de 19 anos, por um roubo em um condomínio no Espírito Santo. O outro investigado é um paulista de 21 anos, que é egresso do sistema prisional, segundo a polícia.
O roubo em Birigui foi cometido contra um homem com 75 anos na ocasião, que teve o apartamento na região central da cidade invadido por um casal. Segundo a polícia, os ladrões estavam armados com uma faca e um revólver, amarraram o idoso com um fio e o deixaram trancado em um dos quartos.
Eles fugiram levando um celular, dólares, diversas joias e uma bolsa feminina da esposa da vítima.
Investigação
Após ser comunicada do crime, o delegado Eduardo Lima de Paula instaurou um inquérito e durante as investigações, equipe chefiada por ele analisou imagens de câmeras de segurança da residência invadida e de imóveis vizinhos.
Segundo a polícia, nas imagens foi possível ver os parte dos rostos dos autores, apesar de eles estarem de máscara de proteção. Também chamou a atenção da investigação que o “modus operandi” da dupla fugia da rotina de outros crimes patrimoniais da região e constatou-se que os autores não eram conhecidos nos meios policiais locais.
Reconhecimento
Quando foi exibida a reportagem “Polícia investiga quadrilha que invade condomínios de luxo” , no Fantástico do dia 24 de julho, os policiais civis de Birigui suspeitaram que o roubo ocorrido em Birigui poderia ter sido praticado pelo mesmo grupo criminoso.
Ao ver as imagens da prisão da jovem paraguaia, pelo crime no Espírito Santo em ação idêntica ao ocorrido em Birigui, os investigadores a reconheceram como a que aparecia no vídeo analisado na casa da vítima.
Como foi divulgado que o grupo teria agido em outros Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a equipe de investigação fez contato com os policiais civis do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e conseguiu a qualificação do homem acusado de participação no roubo em Birigui.
Segundo o delegado, nos próximos dias o idoso que teve o apartamento invadido será convidado a fazer o reconhecimento fotográfico dos investigados. Confirmando a identificação, eles devem ser ouvidos por carta precatória nas cidades onde se encontram atualmente presos e indiciados por roubo.