Oito condutores de veículos em Andradina foram penalizados com multa individual de R$ 2.934,70 por se recusarem a serem submetidos ao teste do bafômetro durante a Operação Direção Segura, realizada pela Polícia Militar em vias de maior fluxo, com o intuito de proporcionar segurança viária.
Além disso, todos poderão ter suspensos o direito de dirigir por 12 meses. É que, segundo a PM, eles infringiram o Art. 165-A do Código de Trânsito Brasileiro - “Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277”.
De acordo com a Polícia Militar, essa infração é gravíssima, a multa é multiplicada por 10 vezes o valor deste tipo de infração.
Mesmo recusando o teste, se o condutor apresentar um conjunto de sinais da capacidade psicomotora alterada, receberá voz de prisão e será conduzido à Delegacia para providências da Polícia Civil e exame clínico de um médico legista.
E se a incapacidade para dirigir for constatada, o condutor responderá administrativa e penalmente, esclarece a PM em nota à imprensa.